A imagem de uma empresa é construída com o que é repassado pelos próprios colaboradores

A imagem de uma empresa é construída com o que é repassado pelos próprios colaboradores

Nós sabemos que a cada dia aumenta a competição e as exigências pela qualificação dos colaboradores. Mas a imagem de empresa construída por colaboradores é essencial para o sucesso da mesma.

Hoje o profissional tem a necessidade de enfrentar novos padrões de produtividade e competitividade. Com isso a educação, a qualificação pessoal e profissional torna-se fundamental para o crescimento e desenvolvimento.

A comunicação é um grande diferencial para as captações de profissionais, afinal ela é uma forma de expressão abrangente da mensagem que você quer transmitir.

Primeiro é importante ressaltar que cada um de nós é único e somos o resultado de uma história. Passamos por um processo de comunicação até chegarmos ao dia de hoje.

Comunicação e mensagem


Quando criança nós aprendemos a nos comunicar de acordo com as pessoas com as quais convivemos e tivemos mais proximidade.

Quando nos tornamos adultos nem sempre conseguimos nos comunicar da forma com a qual gostaríamos e percebe- se que as vezes atingimos nosso objetivo, porém, muitas vezes não.

Vale ressaltar que o processo de conhecer e desenvolver a comunicação também é um fator que possibilita a potencialização dos nossos resultados. Afinal é possível atingir o estado desejado aprimorando nossa forma de se comunicar.

A mensagem comunicada da maneira ideal é aquela que expressa seu objetivo de forma clara e assertiva. Primeiro reflita e analise se está usando as palavras e os gestos ideais para todo o tipo de pessoa que você fala.

Muitas vezes uma ideia não é compreendida devido a falha de comunicação ou, até mesmo, pela forma como a informação é recebida.

Caso o problema tenha sido a forma de se comunicar, procure fazer um exercício de autoconhecimento. Analise quais são suas características fortes na área da comunicação e quais são aquelas que precisam se desenvolver.
Fazendo isso, você estará potencializando não só os resultados de sua carreira, como também o da empresa em que você trabalha.

Tipos de comunicação

Precisamos entender também que existem dois tipos de comunicação:


Comunicação Verbal: Essa forma diz respeito à linguagem verbalizada, ou seja, aquela que se expressa através da fala ou da escrita.


Comunicação não verbal: Se dá por meio da utilização de elementos visuais. Tem o objetivo de transmitir uma mensagem, porém, sem utilizar, a verbalização propriamente dita, fotos, vídeos que você divulga, roupas que você usa, etc.

Você já parou para refletir se a sua mensagem foi entendida errada porque você se expressou mal?

 
Devemos ter muito cuidado na hora de escolher as palavras que serão utilizadas para expressar nossas ideias, afinal ela está presente em todos os lugares, principalmente no ambiente de trabalho; nas entrevistas de emprego, nas reuniões, nos treinamentos, nos comunicados internos, no fechamento de uma venda, na comunicação com um cliente, pessoalmente ou por e-mail, redes sociais e muito mais.

Reveja seus conceitos e analise qual a imagem que você está passando, na sua vida profissional e pessoal. No seu modo de falar, de agir, sua postura, a roupa que você usa para ir trabalhar, o cuidado com a sua imagem visual.

Com o que você divulga nas suas redes sociais, qual a credibilidade que você está transmitindo para seus colegas de trabalho, seus líderes e até mesmo para os seus clientes que te acompanham?

Repense


Pare e reveja, como está seu comprometimento com o seu trabalho, com os horários de chegada, saída, intervalos… seja crítico(a) com você mesmo(a), somente assim você conseguirá evoluir cada vez mais.

E lembre-se, você pode tornar a comunicação no ambiente profissional muito mais assertiva e contribuir para que os processos organizacionais fluam cada vez melhor.

Desta forma os resultados e objetivos serão alcançados, efetivamente, e na prática.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *