LIDERANÇA

LIDERANÇA

Mantendo então uma coesão lógica na construção do pensamento de uma liderança Cristã, trago aqui uma ferramenta que pode ser útil e que pode ajudar na tomada de decisão de modo a encarar com eficácia a situação dando-lhe o correto desfecho.

Ao chegar em você a informação de um fato que precisa de uma ação resolutiva sua, aplique sobre ela 03 palavras chaves que vão te auxiliar na tomada de decisão de modo a “poder construir a partir do fato recebido” ao invés de “destruir através da reação tomada”. Vejamos:

1a delas = VERDADE = certificar-se que o que te foi dito é verdade. Não haja sem ter a absoluta certeza de que o fato narrado é real. Não de margens a fofocas. Ações pautadas em incertezas podem produzir frutos indesejados. Não fale e não haja sobre aquilo que você não tem certeza! Antes a paciência e a prudência do agir sobre uma certeza do que a ansiedade e a insegurança do agir sobre uma incerteza.

Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Salmos 34:13

2a delas = NECESSIDADE = analise se o tema que te foi apresentado é necessário ser enfrentado. Nem todos os assuntos que chegam até o líder competem a ele agir. Há determinadas situações que o silêncio e o deixar seguir são de maior sabedoria do que o intervir. Ponha energia sobre o que realmente precisa de sua intervenção. Seja seletivo sobre suas ações de intervenção no dia a dia da equipe a fim de que todos tenham a clareza de que sempre que você age é porque de fato era necessário.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

3a delas = EMPATIA = Ao estar certo de que o assunto é verdadeiro e relevante e que você deve então agir sobre ele, tenha em suas atitudes empatia. Faça e oriente o outro da maneira como gostaria que fizessem com você. Ao narrador do fato, agradeça a mensagem que te deu e tome para si o papel de conduzir o assunto não deixando o sujeito da ação narrada ser julgado. Ao chegar em você o tema e tendo ele verdade e necessidade, ele passa a te pertencer e quem te narrou encerra sua participação neste momento, ou o assunto não terá nunca um fim, se propagando e ampliando sem controle. Se te confiaram o tema é porque acreditam (e precisam) na sua mediação para solução. Já com o realizador do ato, o sujeito ativo do fato, palavras de correção, de direcionamento, mas sem opressão ou humilhação.

A liderança deve ser exercida de modo a que o líder que educa seja admirado por sua honradez, equilíbrio, prudência e acima de tudo que suas atitudes sejam modelo a ser seguido. As ações direcionadoras, sejam de correção ou incentivo, devem sempre gerar nas pessoas a quem são dirigidas o sentimento de acolhimento e a sensação de gratidão!

Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo. Salmos 15:2, 3

Amparado nesta tríplice análise, VERDADE, NECESSIDADE e EMPATIA tenho a certeza de que maiores serão as possibilidades de temas relevantes, não vivenciados diretamente por você líder, possam ser resolvidos com qualidade, segurança prosperidade.

Na Verità Care aplicamos esses conceitos de liderança…

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *