A N.O.V.A., nutrição é o método desenvolvido e adotado com exclusividade pela rede Verità Care, que aliado aos princípios gerais da Nutrição e da Medicina Integrativa, desenvolve-se através de 05 possíveis estratégias:

N.O.V.A. Nutrição

Definição e Contexto Histórico

A nutrição, ato de garantir o fornecimento de nutrientes, em quantidade e variedade adequadas para o organismo, é certamente um dos temas ligados à saúde mais falados hoje em dia. Ao mesmo tempo é um dos temas mais controversos, com diferentes abordagens, teorias, explicações e mitos, que podem ser encontradas numa simples pesquisa na internet.
Diante dessa enorme variedade de informações, muitas vezes contraditórias, é comum que as pessoas sintam-se confusas e perdidas, não sabendo qual caminho seguir!
Diante dessa realidade, a Rede de Franchising Verità Care, reuniu um grupo de profissionais, com reconhecida experiência prática e acadêmica, tendo cuidado de mais centenas de milhares de pessoas, os quais, liderado pelo médico Eduardo Bernhardt, desenvolveram o conceito da N.O.V.A. Nutrição – Nutrição Otimizada Verità, que tem por princípio reconhecer as necessidades e preferências de cada indivíduo, para então capacitá-lo e incentivá-lo a encontrar seu equilíbrio corporal e mental, na sua melhor versão.
novanutricao

Princípios de uma alimentação saudável:

 Predominância de alimentos naturais, preferencialmente de origem orgânica e ecologicamente sustentável;

 Presença das 3 classes de macro nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras em quantidade adequada a cada organismo;

 Fornecer quantidade adequada de micronutrientes, como minerais, vitaminas e antioxidantes;

 Fornecer quantidade adequada de fibras alimentares;

 Dar prazer, promover integração familiar e social, nutrindo assim não somente o corpo, mas também a psique e a alma de cada indivíduo;

 Atender às necessidades e particularidades de cada pessoa, como por exemplo preferencias alimentares, idade, nível de atividade física, histórico de doenças pessoais ou familiares, presença de alterações hormonais específicas e assim por diante.

II – Não existe fórmula mágica e nem perfeita!

Mas porque existem tantas dietas ou estratégias no mercado?

Na Medicina, costuma-se dizer que quando não temos uma resposta ou conduta única é porque nenhum tratamento é de fato efetivo, mas isso não se aplica no campo da Nutrição. Assim diferentes estratégias – desde que atendam a alguns princípios básicos, podem ser consideradas corretas e efetivas, mesmo que pareçam antagônicas.

Por exemplo, é possível ser saudável e atender todas as exigências nutricionais de seu organismo, comendo somente 1 ou 2 vezes ao dia, assim como é possível fazer 5 ou mais refeições e obter os mesmos resultados, da mesma maneira tanto é possível fazer uma alimentação equilibrada e completa com predominância de alimentos de origem animal quanto vegetal. O que de fato importará é que o estilo alimentar escolhido atenda aos princípios citados a seguir, mas que acima de tudo seja compreendido, incorporado e assim melhor aplicado pelo indivíduo em seu dia a dia no longo prazo.

III – A fórmula ideal é aquela que pode ser
adaptada melhor em sua rotina e personalidade

Diante de tudo isso, cada vez mais fica claro a importância de se trabalhar com conceitos como educação em saúde e equilíbrio. É preciso analisar duas questões principais: o tipo de personalidade do indivíduo (do que gosta, como faz, como se comporta, o que pensa, onde e como está inserido, antes durante e depois da alimentação) e, também as necessidades nutricionais do mesmo, chegando a um programa alimentar único, diferenciado e verdadeiramente saudável e sustentável.
Tentar impor um tipo específico de alimentação para todos os indivíduos é algo fadado ao insucesso, visto que isso fere vários os princípios expostos anteriormente e ainda ignora as diferenças e personalidades do ser humano.
Muitas pessoas se perguntam:
O que fazer, e como fazer? Porém, ignoram uma das mais importantes chaves para o sucesso de uma saúde integral, o “porquê”.
Por esses motivos dentro da N.O.V.A nutrição, respeitando os parâmetros da saúde integral, fazendo uma análise pelo olhar do método E.M.S.H, a Verità Care organizou 05 diferentes programas alimentares (que nas suas aplicabilidades e variações podem gerar dezenas e dezenas de diferentes combinações e possibilidades), todas contemplando os princípios fundamentais da ciência nutricional e aplicadas de acordo com análises biopsicossociais dos indivíduos, para que você ao vir a pertencer ao nosso movimento possa escolher com consciência e segurança a que maneira que melhor se adapta ao seu estilo e momento de vida atual.