
N.O.V.A. Nutrição
Definição e Contexto Histórico

Princípios de uma alimentação saudável:
Predominância de alimentos naturais, preferencialmente de origem orgânica e ecologicamente sustentável;
Presença das 3 classes de macro nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras em quantidade adequada a cada organismo;
Fornecer quantidade adequada de micronutrientes, como minerais, vitaminas e antioxidantes;
Fornecer quantidade adequada de fibras alimentares;
Dar prazer, promover integração familiar e social, nutrindo assim não somente o corpo, mas também a psique e a alma de cada indivíduo;
Atender às necessidades e particularidades de cada pessoa, como por exemplo preferencias alimentares, idade, nível de atividade física, histórico de doenças pessoais ou familiares, presença de alterações hormonais específicas e assim por diante.
II – Não existe fórmula mágica e nem perfeita!
Mas porque existem tantas dietas ou estratégias no mercado?
Na Medicina, costuma-se dizer que quando não temos uma resposta ou conduta única é porque nenhum tratamento é de fato efetivo, mas isso não se aplica no campo da Nutrição. Assim diferentes estratégias – desde que atendam a alguns princípios básicos, podem ser consideradas corretas e efetivas, mesmo que pareçam antagônicas.
Por exemplo, é possível ser saudável e atender todas as exigências nutricionais de seu organismo, comendo somente 1 ou 2 vezes ao dia, assim como é possível fazer 5 ou mais refeições e obter os mesmos resultados, da mesma maneira tanto é possível fazer uma alimentação equilibrada e completa com predominância de alimentos de origem animal quanto vegetal. O que de fato importará é que o estilo alimentar escolhido atenda aos princípios citados a seguir, mas que acima de tudo seja compreendido, incorporado e assim melhor aplicado pelo indivíduo em seu dia a dia no longo prazo.
III – A fórmula ideal é aquela que pode ser
adaptada melhor em sua rotina e personalidade